quinta-feira, 20 de março de 2014

ENTREVISTANDO ELISZÊNIA GOMES DE AZEVEDO OLIVEIRA

Formada, permaneceu por seis anos dando aula (com afastamento em 2011). Hoje trabalha com costuras - coisa que começou a aprender na juventude. Lutadora do dia-a-dia desde cedo. Estivemos conversando várias vezes na época em que eu tocava uma loja de produtos químicos e não podia ser diferente:

1-Curso superior: no seu caso pedagogia. Aprendizado e prática, tem muita diferença?

Sim, durante o curso a tendência é ter uma visão floriada da educação, fala-se muito em uma educação lúdica. Na prática a realidade é bastante diferenciada, o tradicionalismo é que prevalece. O corpo "escola" nem sempre tem um olhar para o aluno como um ser humano que é digno de respeito.


2- O que te levou a abandonar as aulas e partir pra outra?

Ainda não descobri uma causa exata, ainda procuro o motivo exato. Os pontos que apertam meu coração e minha alma: são o descaso das pessoas envolvidas no processo educacional. Difilcudade na aprendizagem chegando ao ponto de ter alunos de 18 anos na mesma sala com os de 8 anos de idade. Falta de companheirismo dos envolvidos na educação. A final me senti fracassada.

3-A Educação no Brasil.

A imagem que se passa é de uma educação com avanços, no entanto é uma imagem floriando a educação mas na prática a realidade é inversa. Falta de disciplina desde os governantes passando pelos pais e profissionais da educação até chegar no aluno, querem números de alfabetizados.


4- Como mãe, qual sua preocupação com seus filhos em relação ao desenvolvimento deles como pessoa, onde o conhecimento muitas é visto como sinônimo de vencer, de sucesso, enfim, nesse mundo tão competitivo que sempre faz disso uma obrigação. É difícil interagir com eles? Há acompanhamento?

"A educação é aquilo que resta, após retirar tudo que se aprendeu na escola" (Albert Einstein).

Primeiro me preocupo com a educação que os pais oferecem a seus filhos punir quando necessário sendo realista respeitando e ensinando a respeitar e ter humildade. Depois vem a carreira de estudandte paralela com a educação de "berço". A interação nem sempre é difícil, oscila. Eu os acompanho, mas poderia me dedicar mais. Meu trabalho atual exige muito meu tempo.


5- Se sentir sem expectativas em uma direção e recomeçar. Como foi e está sendo isso?

Está bem, todo os dias faço uma reflexão sobre esse assunto, recomeçar é preciso ter humildade e estar disposto a fazer qualquer coisa desde que seja honesta, erguer a cabeça e bola pra frente.
 


6-Alguma pergunta que não foi feita, algo que gostaria de dizer. Deixa seu recado.

Mesmo não atuando no momento e pode ser que nem venha atuar o curso de Pedagogia foi e é de grande importância na minha vida.

Nenhum comentário: